A CEB-D está utilizando a tecnologia para conectar equipes que estão em campo, com especialistas nas sedes das outras distribuidoras do grupo, proporcionando assim, maior agilidade nos processos. Usando uma ferramenta de realidade aumentada, técnicos da companhia utilizam um dispositivo semelhante a óculos, que possui câmera de alta resolução, visor de cristal líquido e conexão à internet, para realizar atividades de inspeção de subestações.

Segundo a CEB-D, a tecnologia está sendo utilizada para as inspeções preventivas das suas 42 subestações. As imagens captadas são enviadas em tempo real para análise de engenheiros especializados que se encontram nas cidades de Salvador, na Bahia, e em Campinas, São Paulo. A mesma inovação será utilizada, ainda em 2021, também para inspeção das redes subterrâneas.

O equipamento, que fica acoplado ao capacete do técnico em campo, se trata de um headset com câmera de 16 MP e visor de cristal líquido de 0,33 polegada, que, próximo ao olho, simula uma tela de 7 polegadas, tamanho maior do que a de um celular comum. O aparelho funciona por comando de voz e utiliza o sistema operacional Android 8 com interface do tipo “mãos livres”, o que permite o download de aplicativos diversos para a realização de reuniões e treinamentos. As duas funcionalidades mais usadas pela pelos profissionais da empresa são a mentoria remota e a visualização de documentos em formato PDF, entre eles os projetos elétricos.