A fintech Edmond e a Agropermuta fecharam uma parceria para investimentos de energia fotovoltaica para produtores rurais interessados em desenvolver projetos de energia renovável. A Edmond atuará como originador cedente da operação e a Agropermuta que, através do acesso ao mercado de capitais, vai enquadrar o crédito e repassá-lo a seus investidores.

A estimativa é que essa forma de financiamento movimente entre R$50 milhões e R$70 milhões em operações até o fim do ano. Inicialmente se espera atingir tickets médios de projetos a partir de 100kWp até 500kWp e, com o aumento das operações, a expectativa é que o produto tenha estrutura para projetos maiores de 1MWp a 5MWp até o 4º trimestre de 2021.

Com essa solução, os produtores rurais que possuem de mil a sete mil hectares de área produtiva poderão implantar uma usina fotovoltaica na propriedade e pagar com a própria produção, a ser paga em parcela anual ao longo de 3 anos.

Os interessados terão garantias de seguro, Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) e liberação de crédito em até 40 dias.