A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) realizou um levantamento onde aponta que o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 600 mil unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Segundo a associação, desde 2012, a modalidade representa mais de 5,5 GW de potência instalada operacional, sendo responsável pela atração de mais de R$ 28 bilhões em novos investimentos ao país, agregando mais de 166 mil empregos acumulados no período, espalhados pelas cinco regiões nacionais.

Apesar dos resultados serem promissores, o Brasil continua atrasado no uso da geração própria de energia, de acordo com a associação. Dos mais de 86,3 milhões de consumidores de energia elétrica do país, menos de 0,7% já faz uso do sol para produzir eletricidade, limpa, renovável e competitiva, segundo levantamento da Absolar.

De acordo com a associação, a aprovação do marco legal da modalidade será o melhor caminho para evitar retrocessos e democratizar a geração própria no País. O marco legal está pronto para votação na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei (PL) nº 5.829/2019, de autoria do deputado federal Silas Câmara e relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada. No total, 38 instituições representativas do País apoiam o PL nº 5.829/2019, que garantirá em lei o direito do consumidor gerar e consumir sua própria eletricidade por meio de fontes limpas e renováveis.

Segundo dados da Absolar, a geração própria de energia solar já está presente em 5.297 municípios e em todos os estados brasileiros. Entre os cinco municípios líderes estão Cuiabá (MT), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.