Na mais recente avaliação do Boletim Eólico da Climatempo, que já está disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia, é possível observar que conforme o outono avança e o inverno se aproxima, a atmosfera fica cada dia mais seca na maior parte do território brasileiro.

A exceção, segundo o boletim, fica por conta da região Sul, onde o tempo seco é rompido pelo avanço de cavados e frentes frias quase semanais. Já no extremo norte do país e no litoral entre o AP e o PI, a chuva é frequente e volumosa, mas vai diminuindo de intensidade ao longo dos dias.

No Ceará, após a alta dos ventos registrada no último informativo, os ventos diminuem nos próximos dias devido a passagem de um cavado na média atmosfera que vai perturbar o Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Nas áreas próximas ao Rio Grande do Norte, os ventos seguem estáveis ao longo das próximas duas semanas, com poucas variações.

E por fim, na área do Rio Grande do Sul, o vento segue irregular e com grandes variações ao longo dos dias. A chuva diminui e o vento tem sua máxima intensidade na próxima sexta-feira, 11 de junho. A partir de sábado, 12, um sistema de alta pressão avança em direção à área de interesse, enfraquecendo a circulação na região.

Para saber mais detalhes, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca , além de acompanhar as novidades, toda terça-feira, no CanalEnergia Live.