A Isa Cteep vem realizando ações na prevenção às queimadas próximas às redes de transmissão da companhia. Somente neste ano os investimentos para prevenção estão na ordem de R$ 17 milhões.

A companhia ressaltou que as queimadas podem ocasionar interrupção na rede de transmissão de energia e prejudicar o abastecimento aos consumidores. Os incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica. O fogo, a fumaça e a fuligem, ao atingirem o sistema de transmissão, podem causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica, impactando por exemplo hospitais e diversos estabelecimentos críticos.

De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação.

Anualmente, a companhia realiza inspeções nas faixas de servidão das linhas de transmissão para determinar quais áreas serão roçadas com o objetivo de conservá-las e de diminuir a incidência de propagação do fogo provenientes das queimadas. A maior parte desse serviço é realizada antes do período da seca. Além disso, a empresa realiza, todos os anos, uma campanha de conscientização para que a população utilize outros métodos de poda e limpeza de terrenos, que não seja a queimada.