A Light vem registrando cada vez mais ocorrências originadas pelas quedas de pipas em sua rede elétrica. Somente de janeiro a julho de 2021, a distribuidora teve 224 ocorrências que ocasionaram a interrupção no fornecimento de energia a 90 mil clientes. Em 2020 foram registrados 587 casos semelhantes, com 312 mil consumidores impactados.

Para tentar minimizar os efeitos desse tipo de ocorrências, a companhia informou que realiza atividades preventivas, como a inspeção massiva na rede de alta tensão por onde passam suas Linhas de Transmissão e Distribuição, sobretudo em locais onde ocorrem festivais de pipas. A empresa atua diariamente com técnicos em campo para retirar resíduos de pipas, linha, armação e rabiola ao longo das redes de distribuição.

A distribuidora informou que mantém um programa permanente de manutenção de seu sistema elétrico e segue investindo na instalação de equipamentos de automação telecomandados da rede (que diminuem automaticamente o número de clientes sem energia em casos de ocorrência, por meio de transferência de carga). Em caso de qualquer tipo de ocorrência, a empresa pode ser acionada pelo Disque-Light Emergência (0800-021-0196), com ligação gratuita e disponível 24 horas.