O Índice Comerc, que desde 2015 avalia o consumo de energia pelos principais setores da economia, apontou que o consumo de energia teve uma ligeira alta de 0,62% em junho, em comparação a maio, e após três meses de queda consecutiva. Dentre os setores que se destacaram estão: Materiais de Construção, com alta de 8,50% no consumo de energia; Têxtil, Couro e Vestuário, com alta de 4,89% no consumo.

Para a Comerc, a alta no consumo de energia, ainda que dentro da estabilidade, pode ser encarada de forma positiva, em especial após os impactos que as medidas restritivas tiveram no consumo de energia ao longo de 2020. E apontou que em comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo de energia em junho de 2021 apresentou alta consolidada de 15,82%.

Com a flexibilização das medidas restritivas, impostas pela pandemia do coronavírus, o baixo nível dos reservatórios e o aumento das tarifas de energia, questões que vêm se intensificando nas últimas semanas, o consumo de energia, tanto no ambiente regulado quanto no ambiente livre, poderão sofrer impactos.