A Neoenergia deu início nesta quinta-feira, 29 de julho, à operação comercial de dez aerogeradores do Complexo Eólico Chafariz, na Paraíba, com capacidade instalada de 34,65 MW. A entrega está com 17 meses de antecedência, em relação ao início da vigência do contrato no Mercado Regulado, e inicia as atividades em plena safra dos ventos no Nordeste, época do ano em que os ventos no Nordeste sopram mais fortes e as condições de geração eólica também ficam mais favoráveis à geração.

A fase de teste dos demais aerogeradores segue em andamento de acordo com a programação. Quando o complexo estiver em pleno funcionamento, terá 471,25 MW de capacidade instalada, sendo 61% da energia alocada para o Mercado Regulado (ACR) e 39% para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

A implantação completa está prevista para ser finalizada até o fim de 2021. Essa fase foi possível após a energização da nova subestação Santa Luzia II e uma linha de transmissão.

Os empreendimentos foram adquiridos pela empresa no lote 6 do Leilão de Transmissão, de dezembro de 2017, e entregues com antecipação de 21 meses em relação ao prazo contratual do órgão regulador.

Quando o complexo estiver em pleno funcionamento, terá 471,25 MW de capacidade instalada

O Complexo Eólico Chafariz terá 15 parques, sendo um dos maiores projetos de geração eólica da Neoenergia no País e da Iberdrola na América Latina. Serão instaladas 136 turbinas com capacidade unitária de 3,465MW e até o momento foram gerados mais de 1,4 mil postos de trabalho, sendo aproximadamente 40% de mão de obra local.