A empresa de serviços de Meteorologia Climatempo promoverá o “Climatempo Sustainability Summit – Mudança climática e Sustentabilidade no setor de Energia”, um encontro virtual no dia 20 de setembro com especialistas para debater os impactos das mudanças climáticas no setor elétrico e como isso pode interferir na demanda energética do Brasil.

Os debatedores vão tratar do incremento de energias renováveis, como eólica e solar, e também do aumento de térmicas no sistema, assim como a emissão de gases de efeito estufa e como tudo isso contribui na questão climática.

“O aumento da temperatura para o setor é um problema. Uma atmosfera mais quente promove um aumento da demanda energética, que por sua vez, aumenta a necessidade de mais carga de energia, o que, dependendo do cenário energético nacional, pode gerar racionamentos como medidas mais extremas para proteger o sistema elétrico”, disse em nota Vitor Hassan, meteorologista e Head de Energia da Climatempo.

Além disso, o tema mais atual, que é a crise hídrica e a escassez de água nos reservatórios também será tema nos debates. A ideia é mostrar como as anomalias climáticas podem afetar a geração de energia que juntamente com aumento das temperaturas e do consumo de água pela população e indústrias podem gerar uma crise energética, como aconteceu em 2002, 2013, 2014 e agora em 2021. O evento é gratuito e começa às 15 horas. As inscrições podem ser feitas no link aqui.