A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em parceria com o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI), está realizando a Certificação de Operadores de Mercado, edição 2021. Os interessados tem até a próxima quarta-feira, 13 de outubro, e podem acessar aqui para fazerem suas inscrições no processo. O exame será aplicado no dia 24 de outubro, a partir das 8h.

A CCEE informou que os testes serão disponibilizados por meio de uma plataforma digital, de fácil conexão e usabilidade simples. O candidato deverá estar conectado à Internet durante todo o período e será acompanhado ao vivo e à distância por meio de sistemas de áudio e vídeo. As informações sobre requisitos para as provas, modo de acesso e demais detalhes serão encaminhados aos inscritos pela FGV.

O investimento necessário para inscrição no processo é de R$ 1.000,00. O diploma obtido tem validade por quatro anos. Após esse período, o interessado poderá realizar uma recertificação. A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos profissionais do setor, em especial com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara. As provas serão divididas em três blocos com questões discursivas e objetivas. Os exames irão testar os conhecimentos dos participantes nos temas:

• Ambientes de Contratação de Energia;
• Formação de Preços de Curto Prazo;
• Formação de Preços no ACL e de Tarifas no ACR;
• Ambiente Regulatório e Institucional;
• Riscos em Energia: Identificação e Gestão.