O Operador Nacional do Sistema Elétrico irá promover nos dias 6 e 7 de novembro, a segunda edição do DatathONS, a maratona de dados do Operador. O objetivo é fomentar a inovação através de soluções para situações reais. Segundo o ONS, neste ano serão formados dois desafios de Inteligência de dados, elementos hidráulicos-hidroenergéticos e informações pluviométricas. O Operador espera receber cerca de 200 participantes dentre desenvolvedores, engenheiros, designers e o público em geral que tenha interesse em dados, assim como nos ecossistemas de empreendedorismo e inovação. Os candidatos deverão se inscrever até o dia 4 de novembro, pelo site do DatathONS. Os três melhores trabalhos serão premiados.

Para realizar o desafio escolhido, as equipes multidisciplinares de 3 a 5 participantes deverão ter como base o novo Portal de Dados Abertos e escolher uma das temáticas dentro de ao menos um dataset. Desta forma, contribuir para a descoberta de uma solução tecnológica para apoiar na tomada de decisões operacionais. A solução poderá ser composta de um painel de dados analíticos, ou um “notebook jupyter” da análise de todos os dados envolvidos ou mesmo de um modelo de machine learning. A avaliação será feita do dia 8 ao dia 10 de novembro por uma banca composta por 6 jurados que vão analisar as soluções propostas.

Para entrar no clima da maratona de dados, o Operador irá realizar duas lives. A primeira será no próximo dia 3 de novembro sobre “A Evolução do ONS a partir das Capacidades Digitais em um contexto de Transição Energética”, ministrada pelos diretores Marcelo Prais e Sinval Gama. A segunda live será o painel “Vamos falar de dados?”, que será realizado no dia 4 de novembro e ministrado pela equipe multidisciplinar: Hadassiana Creton (ONS), Christiane Osório (ONS) e Karlos Correia (AWS).