A Siemens lançou um novo relé de proteção voltado para aplicações em geração distribuída, infraestrutura e indústria. A companhia passa a oferecer no Brasil o dispositivo de média tensão Siprotec 5 Compact, que pode ser utilizado na proteção de alimentadores, motores, banco de capacitores, entre outros equipamentos.

Compacto e atendendo uma ampla gama de aplicações, o equipamento possui conectividade IoT (Internet das Coisas) integrada a um sistema de segurança cibernética que inclui registro de eventos e alarmes relacionados a vulnerabilidades.

Segundo a fabricante, o novo produto utiliza o mesmo hardware que pode ser utilizado em diferentes aplicações, tanto na indústria quanto na infraestrutura. Conta com operação intuitiva e fácil usabilidade por incluir display gráfico colorido, além de diferentes funcionalidades como análise da qualidade de energia, gerando mais segurança ao sistema.

“É um dispositivo universal que agrega valor a diferentes aplicações oferecendo ao cliente padronização dos equipamentos, redução de peças usadas, diminuição do tempo de conhecimento e capacitação dos usuários, e ganhos de manutenção”, afirma o gerente de vendas da Siemens, Maurício Chagas,

O Siprotec 5 Compact já é compatível com a ferramenta Digital Twin (Gêmeo Digital), onde o usuário pode parametrizar e testar o equipamento com redução de custos, otimizando tempo em todas as etapas do processo. Ao ser incluído no portfólio da Siemens, os clientes passam a contar com todo o suporte disponibilizado localmente em todo o país, além da possibilidade de reparos e realização de treinamentos online por meio da plataforma Power Academy.