As empresas GreenYellow e FazSol anunciaram a conclusão da negociação de cinco usinas solares de geração distribuída, que, juntas, somam 4,4MWp de capacidade instalada. Segundo o acordo, a multinacional francesa adquire 90% desses ativos junto à empresa fundada pela Shizen Energy e Espaço Y. A FazSol mantém a propriedade sobre 10% dos empreendimentos e segue responsável pela gestão da compensação dos créditos dos clientes de GD para os quais as plantas fotovoltaicas fornecem energia.

As usinas estão localizadas na região de Brasília (DF) e produzem anualmente 7,3 GWh por meio dos 11 mil painéis instalados. Essas plantas estão em operação desde 2020 e já abastecem com energia solar clientes dos segmentos de aeroportos, condomínios corporativos e redes varejistas.

Segundo comunicado, a GreenYellow já vinha se preparando nos últimos tempos para apostar nesse tipo de movimentação no Brasil, advindas de M&A. Para isso, a companhia montou na operação local uma equipe especializada no assunto, responsável por fazer as análises de potenciais negócios. A aquisição é um desdobramento do plano de crescimento da companhia para os próximos anos, que inclui não apenas a aquisição de ativos de geração distribuída, mas também no mercado de geração centralizada. A expectativa é de novas aquisições nos próximos três anos.