A Siemens Energy fechou acordo para a construção da UTE GNA II, usina de ciclo combinado em regime turnkey localizado em Porto do Açu (RJ). A construção da planta já está em andamento e será a segunda usina de ciclo combinado que a companhia construirá no polo termelétrico. A capacidade instalada é de 1,7 GW. O valor total do projeto é de aproximadamente € 1 bilhão.

Somadas as usinas têm 3 GW, potência capaz de fornecer energia para o consumo de 14 milhões de residências. Essa segunda central contará com a primeira aplicação no Brasil da turbina a gás classe HL. A Siemens AG é sócia na GNA ao lado de Prumo Logística, BP e Spic Brasil.

O escopo da Siemens Energy prevê a entrega de toda a ilha de energia, que consiste em três turbinas a gás classe HL de alta eficiência, uma turbina a vapor, quatro geradores elétricos e três geradores a vapor com recuperação de calor (HRSG), além de sistemas de instrumentação e controle. Os serviços oferecidos pela Siemens Energy cobrirão também a operação e manutenção de longo prazo (O&M) da planta, incluindo monitoramento remoto avançado e diagnóstico pelo Centro de Operação Remoto, localizado em Jundiaí, São Paulo.

A usina está sendo construída em conjunto com a parceira do consórcio Andrade Gutierrez, que fornecerá as obras civis e de infraestrutura.

O projeto GNA contempla a construção de duas usinas termelétricas, um terminal de regaseificação de GNL, baseado em uma FSRU, além de subestações e linhas de transmissão para interligar as usinas ao SIN. O complexo térmico faz parte do Polo Gás do Açu, projeto em desenvolvimento naquele complexo que visa fornecer uma solução logística para o recebimento, processamento, conversão em energia elétrica e transporte do gás natural nas bacias de Campos e Santos, bem como para importar e armazenar GNL.

Uma segunda fase compreenderá projetos de energia térmica adicionais sob a licença ambiental de 6,4 GW de propriedade da GNA.