A Acciona Energia firmou um acordo com a Casa dos Ventos para a aquisição de dois projetos eólicos em desenvolvimento (Sento Sé I e II), no estado da Bahia, que somados podem chegar a até 850MW de potência instalada e representam um investimento total de cerca de 800 milhões de euros para construção.

A operação ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições e à aprovação das autoridades competentes e os parques Sento Sé I e II estão em processo de obter as autorizações necessárias para a sua execução, o que deve acontecer no ano que vem.

Atualmente a Acciona tem um portfólio de 11GW de energia renovável em 16 países. Com as autorizações, a Acciona Energia poderá aprovar o investimento e iniciar a construção e entrar no mercado brasileiro de geração renovável.

A companhia também analisa outros projetos eólicos e fotovoltaicos no Brasil. A meta da gigante espanhola é dobrar seu tamanho e alcançar 20GW de capacidade instalada até 2025, com base numa carteira de 9,8GW de projetos em desenvolvimento avançado, aos quais serão somados agora os 850MW dos parques eólicos Sento Sé I e II.

(Nota da Redação: matéria atualizada às 14:30 horas do dia 29 de novembro de 2021 para correção do título. O valor de € 800 milhões refere-se ao desenvolvimento do projeto e não ao valor de aquisição)