A Canadian Solar anunciou a conclusão da venda do parque fotovoltaico Jaíba V (635 MW) para a joint venture VTRM – formada pela Votorantim Energia e CPP Invesments. Localizado numa área de 1.500 hectares no município de Jaíba (MG), o projeto está pronto para execução e tem previsão de início de construção em 2022, com operação comercial prevista para 2023. Aproximadamente 40% da capacidade instalada já foi comercializada através de contratos de longo prazo de venda de energia, sendo o restante destinado ao mercado livre.

Com a conclusão da venda, a Canadian terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos fotovoltaicos de larga escala no Brasil e continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW contratados. “Continuamos a expandir nossa posição em mais mercados latino-americanos, incluindo Colômbia e Chile”, destacou o presidente e CEO da Canadian Solar, Dr. Shawn Qu.

Segundo a VTRM a aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas avenidas de crescimento, de modo a trazer mais robustez e complementariedade ao seu portfólio atual. O investimento integra a carteira de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas, com os acionistas da joint venture tendo anunciado a intenção de consolidar seus ativos de energia em uma única plataforma.