A Enel SP, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo realizaram no último sábado, 18 de dezembro, a entrega da terceira fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Foram adicionados 178 pontos de iluminação inteligente no trecho entre a ponte do Jaguaré e a Cidade Jardim, zona sul da capital paulista, totalizando mais 4 km de extensão nesta etapa. A iniciativa faz parte de um plano da Enel e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras.

A distribuidora informou que nova entrega se junta aos outros 390 pontos de iluminação LED que haviam sido anteriormente instalados em um trecho de cerca de 10 km de extensão, correspondentes às primeira e segunda etapas do projeto, concluídas respectivamente em maio e julho deste ano. Os trechos foram dotados com a tecnologia Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. Com esta nova fase, serão 14 km de ciclovia iluminados com esta nova tecnologia.

A Enel X estuda ainda implantar uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wi-fi público, sensores e câmeras. A implantação do sistema de iluminação pública, além de trazer mais segurança aos ciclistas que frequentam o local, irá possibilitar a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno, num local que também está se transformando num fantástico ambiente de convivência e lazer.