O aperfeiçoamento dos requisitos de confiabilidade para operação das instalações de transmissão é tema da próxima Tomada de Subsídios (TS021/2021) aberta pela Aneel até o dia 2 de fevereiro. A proposta é analisar a necessidade de intervenção regulatória para o assunto, que integra a Agenda Regulatória para o ciclo 2022/2023.

Os critérios de confiabilidade são utilizados tanto na operação quanto na etapa de planejamento da expansão do sistema, quando são tomadas decisões sobre a construção de novas linhas de transmissão e subestações, a fim de adaptar as capacidades físicas da rede para atender às necessidades futuras do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a área técnica da Agência, a coleta de contribuições sobre o atual paradigma de confiabilidade é relevante diante do desenvolvimento de novas tecnologias e sua utilização da rede de operação, em conjunto com a entrada de fontes renováveis e a mudança de perfil dos consumidores. As sugestões podem ser enviadas através de formulário eletrônico, disponível nesse site ou no link.  A Nota Técnica 117/2021 e demais documentos também podem ser consultados.