O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e a Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET) abriram as inscrições para a 4ª edição do Programa de Liderança Global Mulheres no Vento de 2022. O objetivo da iniciativa é acelerar as carreiras femininas na indústria eólica, facilitando o empoderamento e o desenvolvimento profissional por meio de treinamento, orientação e compartilhamento de conhecimento que promovem uma rede global de profissionais do setor.

As inscrições podem ser feitas até 25 de fevereiro e os candidatos aprovados serão acompanhados por um mentor dedicado e participarão de um programa de março de 2022 a janeiro de 2022. A diretora de Women In Wind do GWEC, Jeanette Gitobu, comentou que uma transição energética justa deve envolver uma gama diversificada de pluralidades e que a indústria eólica continuará crescendo, sendo a hora de agir para garantir a diversidade de gênero nesse ambiente de trabalho e produção.

Vale lembrar que em 2020, a Women in Wind e a Agência Internacional para as Energias Renováveis publicaram em conjunto um estudo histórico mostrando que as mulheres representam apenas 21% da força de trabalho global em energia eólica, com apenas 8% dos cargos de gerência sênior ocupados por mulheres.