A quinta edição da pesquisa de satisfação do Operador Nacional do Sistema Elétrico indicou que a impressão geral dos agentes em relação ao órgão ficou estável. O grau de satisfação geral ficou em 79,3, três pontos percentuais a menos do que na pesquisa de 2020, mas equivalente aos anos de 2019 e de 2018. Foram avaliados, além da impressão geral, a satisfação com a imagem do ONS, por atributos, o relacionamento e atuação do Operador.

A pesquisa tem como objetivo avaliar anualmente a qualidade do trabalho realizado pelo ONS em diversos quesitos e identificar oportunidades de melhorias. Segundo o operador foram 700 entrevistados de diferentes categorias, entre eles, comercializadoras, distribuidoras, geradoras, consumidores livres, transmissoras e conselheiros. A respostas foram coletadas entre novembro e dezembro de 2021.

Na categoria Imagem foram avaliados 13 atributos e os mais bem avaliados foram otimização de recursos, com pontuação de 87 e credibilidade com 85 – sendo o máximo de 100 em todos os casos. Em Relacionamento, a melhor nota foi para “gentileza e disposição dos técnicos” com pontuação de 83,3, seguida de “satisfação geral com o contato” com 79,4. Já para a atuação do ONS, o grau de satisfação ficou em 74,4.