A Enel Goiás inaugurou nesta terça-feira, 10 de maio, mais uma obra no Estado de Goiás. A entrega no município de Cristalina, que teve investimento de R$ 95 milhões, é composta pela Subestação São Marcos, com 66 MVA de potência, e pela Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Cristalina – São Marcos, com 50 quilômetros de extensão, que já estão em funcionamento, e por 65 quilômetros de novas redes de distribuição de média tensão que estão em construção.

A companhia informou que a nova Subestação São Marcos foi construída no modelo compacto, com padrão europeu, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços bem inferiores aos das unidades convencionais. Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância. A nova LDAT Cristalina – São Marcos também conta com um recurso mais moderno, garantindo um sistema robusto por inteiro.

A linha foi construída para interligar a nova unidade à Subestação Cristalina. A rede também conta com equipamentos telecontrolados em sua extensão, possibilitando o controle pelo Centro de Operações da Enel. Ao longo dos seus 50 quilômetros, passa por grandes lavouras, áreas irrigadas e um trecho de perímetro urbano. Toda a construção seguiu normas técnicas, de segurança e ambientais, para trazer o menor impacto possível para a localidade.