O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN – sediado no Rio Grande do Norte e referência do SENAI no Brasil em educação profissional para o setor de energia, a cadeia produtiva do hidrogênio e as indústrias do gás – está lançando oficialmente a primeira Especialização Técnica do estado em Sistemas Fotovoltaicos, os sistemas que geram energia solar.

O curso de Especialização em Sistemas Fotovoltaicos terá duração de um ano e será ofertado em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade EAD, Educação à distância, e as práticas realizadas no CTGAS-ER, instalado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal. Ao todo são 60 vagas e as inscrições para a primeira turma estão abertas até 31 de maio, que podem ser feitas online, no site do Senai, ou presencialmente. O início das aulas está previsto para junho.

Os conteúdos que serão abordados vão desde introdução a sistemas fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos para sistemas de geração distribuída, passando por segurança do trabalho, comissionamento, gestão – operacional da implementação de sistemas fotovoltaicos e técnica da Operação e da Manutenção – e viabilidade técnica e econômica. O público-alvo são pessoas com graduação ou cursos técnicos em áreas correlatas.