A Voltz, fintech que nasceu dentro do Grupo Energisa, foi escolhida entre as três finalistas no Prêmio FIDinsiders 2022 na Categoria “Soluções Financeiras para Fomento da Diversidade e Inclusão”, depois de concorrer com outras 1.298 Fintechs. Com pouco mais de um ano no mercado, a Voltz já possui mais de 300 mil clientes espalhados pelos 11 estados onde a Energisa atua, oferecendo soluções financeiras para pessoas físicas que não tinham acesso a agências bancárias em suas cidades.

Um levantamento realizado pela Voltz em 2021 mostrou que nos 862 municípios em que a empresa atua, apenas 406 possuem agências bancárias. Contando com a comunicação orgânica da distribuidora de energia, a empresa já conquistou mais de seis mil clientes nessas cidades nessas localidades.

Localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre, a população da Vila Restauração passou a ter energia limpa e renovável desde que o Grupo Energisa instalou, em 2019, uma micro rede composta de usina solar fotovoltaica, armazenamento de energia com uso de baterias, além de geração de backup movida a biodiesel. Junto com a energia, chegou a internet e a inclusão bancária: os moradores passaram a ter conta bancária digital, utilizando a Voltz para a movimentação financeira e suporte para o desenvolvimento econômico e financeiro da região.