A EDP Renováveis lançou no Brasil o “Keep it Local”, programa de responsabilidade social cuja missão é impulsionar a empregabilidade em zonas rurais e contribuir para a formação e a criação de emprego a fim de combater o despovoamento rural.

Em parceria com o SENAI, a EDP Renováveis se organiza para a primeira edição de “Keep it Local Solar”, que facilitará a formação de 25 residentes do Rio Grande do Norte em sistemas fotovoltaicos. O curso totalmente gratuito, será promovido em Lajes, município potiguar que mais tem parques eólicos em andamento. As aulas serão ministradas a partir do dia 11 de julho, das 17h às 22h, no Parque de Exposições Deputado Nélio Dias (Fomento).

As inscrições devem ser feitas presencialmente, no Centro Paroquial de Lajes, nos dias 13 e 14 de junho. Para participar, é preciso ter ensino médio completo e, no mínimo, 18 anos. Além disso para optar a uma das 25 bolsas de estudo ofertadas, será feito um processo de seleção com etapas de inscrição, triagem e entrevista.

A divulgação preliminar dos classificados sairá no dia 16 de junho no site do SENAI-RN. E as entrevistas de seleção para o curso serão híbridas (via Teams ou presencial) e acontecerão nos dias 20 e 21 de junho. Já a divulgação dos/as candidatos/as selecionados/as, assim como o período de matrícula (de 27 a 30 de junho), será feita pelo site do SENAI-RN.

O diretor regional do SENAI-RN e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, destaca o crescimento que as energias renováveis têm gerado no Rio Grande do Norte, com a interiorização de oportunidades de qualificação e emprego. “As indústrias de energia eólica e solar impulsionam empregabilidade, distribuição de renda e movimentação de pequenas empresas — com perspectivas de crescimento pujante na matriz energética não só no estado, mas no país. São atividades que avançam com velocidade e iniciativas como essa, em parceria com a EDP Renováveis, contribuem para que esse movimento siga de forma sustentável e com qualidade”, ressaltou ele.