A Cemig investiu mais de R$ 8 milhões na subestação (SE) Planura, localizada Triângulo Mineiro. A nova instalação vai disponibilizar mais energia para atender os atuais e novos clientes da região, além de reforçar a alimentação de energia das cidades vizinhas Campo Florido, Frutal e Pirajuba.

Desenvolvida a partir da plataforma tecnológica Subestação Compacta Integrada (SECI), a conclusão da SE Planura deverá trazer melhorias nos níveis de tensão das SEs de Frutal e Pirajuba, redução de perdas de energias e mais segurança operativa, com menor carregamento dessas subestações e do sistema de transmissão.

De acordo com a Cemig, a capacidade de transformação da subestação é de 15 MVA. Energia o suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências com consumo médio do mercado da empresa. A SE está conectada ao sistema elétrico por meio de uma derivação da linha de distribuição que interliga as subestações Frutal 2 e Porto Colômbia, em 138 kV.

“Além de proporcionar melhorias na qualidade do fornecimento de energia, a SE Planura irá auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região, atraindo novos empreendimentos e, consequentemente, gerando mais empregos e desenvolvimento do município”, disse o engenheiro de empreendimentos da Cemig, José Valteir de Araújo.

Vale lembrar que a região já recebeu no último ano outros investimentos da Cemig. A SE Varjão de Minas foi energizada em novembro e a SE Serra do Salitre foi entregue no primeiro semestre. A subestação Araxá 2 está sendo ampliada e a SE Lagoa Grande está em fase adiantada de construção, com previsão de conclusão em junho de 2022. As obras das subestações Uberaba 7 e Uberlândia 8 já foram iniciadas. Além disso, diversas linhas de distribuição foram construídas para conectar essas subestações ao sistema elétrico, conferindo mais segurança em caso de necessidade operativa.