Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

CanalEnergia foi buscar os assuntos que mais chamaram a atenção do setor neste ano e vamos mostrar as expectativas para o próximo ano em IA, Baterias, Hidrogênio Verde, Mudanças Climáticas e Autoprodução e GD

O setor elétrico teve um ano de 2024 bem agitado e foi fundamental nas discussões dos principais assuntos, que mexeram com o mundo. Por isso, com a ajuda da nossa Comunidade no WhattsApp, selecionamos as cinco grandes tendências, que dominaram com esse ano, e vão continuar em voga em 2025. Os temas são Inteligência Artificial, Baterias, Hidrogênio Verde, Mudanças Climáticas e Autoprodução e Geração Distribuída.

As Baterias ganharam força este ano com o anúncio de um leilão de capacidade só para elas em 2025. Além disso, a abertura da segunda fase da consulta pública para regulamentar o segmento e os cortes de geração, contribuíram para mostrar a importância dos sistemas de armazenamento para o setor elétrico. Nosso subeditor Mauricio Godoi conversou com especialistas e empresas da área para saber o que esperar do desenvolvimento dessa tecnologia no próximo ano.

Falando em avanços tecnológicos, a Inteligência Artificial foi talvez o assunto do ano em todos os setores. A IA generativa ganhou espaço nas rodas de conversa e nas decisões de negócio. E não poderia ser diferente no setor elétrico. A IA, além de aumentar a demanda de energia pelos data centers, também mexe no dia a dia dos negócios do setor. Por isso, nosso repórter Henerique Faerman foi atrás das principais vertentes da IA aplicada ao setor elétrico e o que tem potencial para avançar mais em 2025.

Junto das Baterias, o Hidrogênio Verde talvez tenha sido o outro grande assunto do setor energético este ano. A aprovação do marco regulatório do segmento trouxe o impulso necessário para transformar os Memorandos de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) em investimento concreto. 2025 provavelmente será o ano da decisão. Nosso repórter Pedro Aurélio Teixeira mostra nessa reportagem para onde estão indo essas intenções.

O pano de fundo para as transformações do setor elétrico é a realidade das mudanças climáticas. A transição ou transformação energética por que passa o mundo é fundamental para mudarmos essa realidade, que se torna concreta com os eventos de clima extremo. Vide a tragédia no Rio Grande do Sul e os temporais em São Paulo e a seca severa que afetou o país e ameaçou a geração hidrelétrica. Nossa correspondente Sueli Montenegro foi atrás de saber como o setor elétrico está lidando com a questão, tendo em vista no próximo ano termos a COP 30, em Belém (PA).

E todas essas transformações impactam quem o setor elétrico serve, o consumidor. Ele mesmo mudando com velocidade sua relação com a cadeia elétrica. Se o consumidor sempre foi central para a existência do setor, agora ele é um agente ativo dessa transformação. Nessa reportagem, nossas repórteres Michele Rios e Vanessa Andrade, focaram em dois aspectos dessa mudança de comportamento do consumidor, ele se tornando agente de geração. Seja na figura de autoprodutor ou com a geração distribuída, o consumidor busca ter mais autonomia sobre que energia está consumindo.

Então, convido vocês a explorarem essas reportagens especiais, no carrossel abaixo, ao longo dos próximos dias para aprofundarem seu conhecimento e descobrirem essas cinco grandes tendências de 2025.

Boa leitura e Boas festas!
Alexandre Canazio
Editor-Chefe do CanalEnergia