Aneel adia leilão para sistemas isolados do Amazonas para 3 de junho

Certame é destinado à contratação de energia termelétrica para atendimento da região

A Agência Nacional de Energia Elétrica marcou para 3 de junho o leilão destinado à aquisição de energia elétrica para os sistemas isolados do Amazonas, atendidos pela Amazonas Distribuidora. A sessão será apenas para os lotes II e III do leilão. 

É o segundo adiamento do certame, que estava previsto inicialmente para 21 de março, em Manaus, passou para 6 de abril, mas foi suspenso em razão da apresentação de projetos alternativos ao projeto de referência previsto no edital. O leilão, que pela última previsão aconteceria no próximo dia 11 de maio, vai contratar energia de usinas termelétricas a óleo diesel para abastecer populações em áreas que não estão interligadas.
 
A postergação do evento foi aprovada pela Aneel no fim do mês de março, quando a diretoria decidiu que uma nova data seria definida assim que a Empresa de Pesquisa Energética avaliasse os projetos alternativos aos lotes I, II e II. Na ocasião, a agência manteve a data do leilão do lote único dos sistemas isolados da Celpa (PA), previsto para o dia 7 de abril, pela urgência no atendimento às comunidades afetadas.