Aldemir Bendine entregou na última segunda-feira, 30 de maio, carta de renúncia aos cargos de conselheiro de Administração e de presidente da Petrobras. O executivo também renunciou ao carga de conselheiro de Administração da Petrobras Distribuidora. Diante da renúncia apresentada, o Conselho de Administração da estatal realizou no mesmo dia reunião extraordinária na qual nomeou o engenheiro Pedro Parente para o cargo de conselheiro de Administração e também o elegeu como presidente da companhia a partir desta terça-feira, 31 de maio. Parente foi indicado ao cargo pelo presidente interino Michel Temer.

Na reunião, o diretor de Recursos Humanos, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Serviços, Hugo Repsold Júnior, foi designado para o exercício interino das funções da presidência. A Petrobras informou ainda que também recebeu carta de renúncia do conselheiro de Administração Luciano Galvão Coutinho e que o cargo permanecerá vago até a eleição de um novo membro.

Pedro Parente iniciou a carreira no serviço público no Banco do Brasil em 1971, e em 1973 foi transferido para o Banco Central, em ambos os casos por concurso público. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no País, incluindo Secretarias de Estado e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988, tendo atuado em diversos cargos na área econômica do Governo. Foi Ministro de Estado entre 1999 e 2002, tendo sido o coordenador da equipe de transição do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso para o Presidente Lula. Neste período, foi relevante sua atuação como Presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras no período de 24 de março de 1999 a 31 de dezembro de 2002 e Presidente deste Conselho a partir de 25 de março de 2002. Foi Vice-Presidente Executivo do Grupo RBS no período de 2003 a 2009 e Presidente e CEO da Bunge Brasil de janeiro de 2010 a abril de 2014. Atualmente, é membro do conselho da SBR-Global, além de ser Sócio-Diretor do grupo de empresas Prada de consultoria e  assessoria financeira. É também presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA desde março de 2015.