Compass realiza migração da Casa&Video para o ACL através de contrato financeiro

Comercializadora forneceu proteção de preço desejada pela empresa

A Casa&Video, rede varejista do Rio de Janeiro, se tornou o primeiro consumidor a migrar para o mercado livre de energia através de um contrato financeiro. A operação foi estruturada pela Compass Energia, que forneceu a proteção de preço desejada pela empresa através de um contrato financeiro de longo-prazo, que será registrado na BM&F Bovespa.

"Na prática, o consumidor obteve a mesma proteção de preço que teria se comprasse um contrato físico de energia. O contrato financeiro, contudo, mostrou-se mais competitivo e atendeu melhor os interesses da empresa", disse Marcelo Parodi, sócio-diretor da Compass.

De acordo com Parodi, essa é uma tendência natural. Em todos os mercados desenvolvidos de energia a negociação futura se tornou financeira. Com a entrada de agentes financeiros – bancos, fundos, corretoras -, o mercado passa a ser mais competitivo e oferecer melhores condições comerciais aos participantes do mundo físico, que são os consumidores e os geradores.

Com essa operação, o mercado financeiro passa a participar do movimento de expansão do mercado livre de energia. Bancos, fundos de investimento e corretoras já podem oferecer contratos de energia para seus clientes, e o financiamento de novas usinas poderá ser feito com base na venda futura da energia em bolsa.