A Agência Nacional de Energia Elétrica alterou para o cronograma de implantação da PCH Verde 8 (28,5 MW) e o prazo de vigência da autorização para exploração do empreendimento. A operação total da usina começa em junho de 2017. A usina fica localizada nos municípios de Santa Helena de Goiás, Acreúna e Tuverlândia. A usina foi comercializada no leilão A-5 de 2013 e posteriormente teve a sua outorga transferida para a Verde Energia.

No momento da habilitação técnica da usina, o cronograma de implantação apontava que a operação da PCH começaria em 29 de setembro de 2015, o que mostra que a intenção era de antecipar a operação para vender a energia no mercado livre, para em 2018 atender o mercado regulado. A justificativa para a obtenção do excludente de responsabilidade se baseava em atrasos na obtenção do licenciamento ambiental, do enquadramento no regime especial de incentivos ao desenvolvimento da infraestrutura e no ponto de conexão.

A Aneel não aceitou como motivos para conceder o excludente de responsabilidade as demoras no Reidi e no ponto de conexão. Mas ela considerou que o atraso na obtenção da licença foi provocado por ação do Ministério Público Estadual do Estado de Goiás, que propôs Ação Civil Pública com pedido de Liminar requerendo a anulação da licença prévia já concedida pelo órgão ambiental estadual para construção da usina. Com isso, a usina reconheceu 600 dias de excludente de responsabilidade e permitiu que a operação da primeira turbina da usina comece no dia 21 de maio de 2017 e a segunda até 14 de junho. A outorga também foi prorrogada por 600 dias.