A Indra conquistou novos contratos internacionais de implantação de sua suíte InGrid, tecnologia avançada para o controle e gestão de redes de distribuição. A suíte foi adquirida por utilities do Uruguai, Costa Rica e Polônia. O custo dos três projetos ultrapassa os € 3 milhões. A suíte InGRID oferece um modelo moderno de controle e gestão das redes de distribuição elétrica e de gás, incorporando o conceito das smart grids aos processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação da rede. Dentre as tecnologias contempladas nesta suíte encontram-se o InGRID.WFM, desenvolvido no Software Lab da Indra em Campinas (SP) e que modernizará o processo e gestão das ordens de serviço das companhias energéticas da Costa Rica e Polônia, e o InGRID.MDM, que se encarregará da modernização dos medidores da elétrica do Uruguai.

Na Polônia e na Costa Rica, a Indra fornecerá seu sistema InGRID.WFM. A solução facilita a otimização e automatização do processo e gestão das ordens de serviços pelas equipes de campo utilizando smartphones, melhorando a produtividade das equipes de trabalho e reduzindo o tempo utilizado para atender seus clientes. O contrato com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados vai facilitar a automatização das ordens de serviço no sistema comercial integrado da companhia de saneamento.

Já a solução InGRID WFM também foi implantada na KPLC, a empresa elétrica do Quênia. O projeto, concluído no primeiro trimestre de 2016, permite a gestão automatizada, via dispositivos móveis, de ordens para a instalação e mudança de medidores, cortes e reconexões por falta de pagamento e inspeções, entre outros. No Uruguai, a parceria considera a colaboração entre a UTE e a Indra para o desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão de Dados de Medida. Tomando como base a solução InGRID.MDM e a integração com os sistemas de gestão comercial e de distribuição, o objetivo é modernizar e aperfeiçoar a gestão de medidores, tanto inteligentes ou smart meter. A iniciativa se enquadra no Plano Diretor de Smart Grids da UTE e permitirá gerenciar de forma eficiente a informação que será fornecida pelos 600 mil medidores inteligentes que fazem parte do plano.