A Norte Energia esclareceu em comunicado à imprensa na última quarta-feira, 10 de agosto, que em 2012, construiu um Sistema de Abastecimento de Água na Aldeia Terrawangã, mas que devido a problemas naturais ligados a disponibilidade de água subterrânea, o poço não apresentou vazão suficiente para abastecer a comunidade. O sistema foi readequado apenas para a captação superficial de água do Rio Xingu. O Ministério Público Federal pedia que a Norte Energia fornecesse água mineral à aldeia, alegando que até hoje as obras não haviam sido concluídas e que a comunidade estaria consumindo água do rio sem tratamento. O sistema tem poço tubular profundo, conjunto elevatório, sistema de tratamento e rede de distribuição, tendo em vista que já havia na aldeia reservatório elevado.

O abastecimento está previsto no licenciamento e deveria ter sido concluída em 2012. O comunicado da Norte Energia diz que a cobrança atual do MPF é para que seja construído novo sistema de abastecimento para as novas casas, em fase de construção. Porém, as mesmas estão em local fora da área de atendimento do sistema implantado. Parte dos moradores da aldeia já ocuparam os domicílios, mesmo estando em fase de conclusão, ou seja, ainda sem o novo Sistema de Abastecimento de Água executado.

A Norte Energia já contratou empresa para perfurar um novo poço na comunidade, para atender as novas residências. Assim, a perfuração do novo poço e a instalação de conjunto elevatório, novo reservatório elevado e nova rede de distribuição, além de readequar o sistema, estão em execução para atender aos índios já em novas casas construídas pela empresa na Aldeia Terrawangã.