A empresa brasileira de engenharia Tabocas, especializada em linhas de transmissão e subestações de energia elétrica acima de 230 kV, assinou nesta semana um novo contrato com a chinesa State Grid, dessa vez para construir 755 km de redes de transmissão (equivalente a três trechos de um total de 2.300 km) do segundo bipolo que vai escoar parte da produção da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW).
 
O valor do contrato não foi revelado. O sistema em 800 kV CC (Corrente Contínua) vai partir do Xingu, no Pará, para o Terminal Rio, no Rio de Janeiro, trazendo energia da região Norte para o Sudeste do país. A expectativa da Tabocas é que no pico da obra sejam empregados 2.400 funcionários. A conclusão do empreendimento está prevista para fevereiro de 2019.
 
No ano passado, a Tabocas assinou um outro contrato com o consórcio Belo Monte Transmissora de Energia, formado pela State Grid, Furnas e Eletronorte. A empresa ficou responsável por construir 520 km de um total de 2.300 km do primeiro bipolo de Belo Monte. Essa obra deverá estar pronta em outubro de 2017 e será o primeiro sistema em ultra-alta tensão a entrar em operação na América Latina.
 
De acordo com Caio Barra, diretor presidente da Tabocas, o novo contratos demonstra a confiança dos chineses na empresa, conquistada ainda durante a construção de 700 km de um trecho do linhão de Teles Pires, empreendimento no qual a State Grid é responsável em parceira com a Copel. "Isso nos deu uma credibilidade junto aos chineses", disse o executivo. "A Tabocas é a única empresa puramente nacional trabalhando para a State Grid nesse segundo bipolo, e com 1/3 do empreendimento, demonstrando a nossa capacidade e a confiança deles na gente", completou.
 
A Tabocas foi destaque em uma premiação da Revista o Empreiteiro, que premia as 500 maiores empresas de engenharia do Brasil. Na categoria variação de receita, a empresa ocupava a 12ª posição em 2014 ao apresentar um crescimento de receita de 10% em relação a 2013. Em 2015, essa variação ampliou para 19%, colocando a empresa no Top Five do ranking. "Com isso a gente pode ver que, mesmo em um momento de crise, a gente conseguiu consolidar a empresa com um crescimento significativo", comemorou o executivo.