Para aproveitar o bom momento que o mercado livre de energia vem passando e aumentar a carteira de clientes, a estratégia da Votorantim Energia é a de oferecer serviços mais sofisticados e qualificados para os seus clientes, valendo-se da expertise do grupo na área. De acordo com Cleber Mosquiara, gerente da comercializadora, a intenção é atuar junto a empresas que podem ter uma gestão de energia mais refinada, indo além da migração na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. "A gente enxerga isso como um potencial diferencial", explica.

A comercializadora de energia quer se valer da pujança do grupo e dos 1.800 MW médios negociados no ambiente de contratação livre para oferecer aos futuros clientes apoio em serviços de visões de mercado ou mesmo questões junto a órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. "Temos uma mesa de comercialização muito bem estruturada para atender qualquer tipo de variação de mercado. A gente acompanha muito os clientes, buscamos a melhor economia para eles", avisa.

O executivo vê esse ano uma grande expansão de energia incentivada, ligada diretamente ao aspecto tarifário, o que vem levando ao expressivo aumento nas migrações. Ele promete uma atuação da comercializadora nos dos mercados de energia: no convencional, atualmente mais tímido em função da economia, no de energia incentivada, que vem tendo grande crescimento. "Temos acompanhado as migrações, trabalhado com os clientes de médio e menor porte de consumo, mas não tiramos os olhos dos grandes consumidores de energia convencional", observa.

A preocupação com os custos da energia tem aumentado nos últimos anos. Segundo Mosquiara, já está começando a haver um entendimento maior desse gerenciamento por setores como a indústria e o comércio. A busca por novos clientes não está restrita a uma região específica, embora a força das regiões Sudeste e Sul não possa ser descartada.

Ressaltando que a energia convencional também pode ser considerada renovável, Mosquiara vê um aumento nos pedidos por energia renováveis. Para ele, a intenção de quem pede é de dar um aspecto mais ecológico nas relações com a energia. Com uma carteira que inclui PCHs e com parques eólicos em construção, a Votorantim participa de um projeto de pesquisa para dotar os reservatórios das suas usinas com placas solares.