Subestações da CEB receberão baterias de níquel

Baterias vão substituir as atuais de chumbo-ácido e vão aumentar a confiabilidade e reduzir custos de manutenção

A Saft assinou contrato com a CEB (DF) para projetar, fabricar e fornecer sistemas de bateria de níquel para back up que serão usadas nas 34 subestações da distribuidora. As baterias do tipo Uptimax estão substituindo as baterias de chumbo-ácido existentes nas subestações da CEB. Elas vão proporcionar um aumento significativo na confiabilidade e disponibilidade, reduzindo os custos de manutenção e substituição.

As baterias de reserva das SEs vão desempenhar um papel fundamental para a CEB, garantindo um fornecimento de 125V contínuo para suportar todas as cargas auxiliares, tais como interruptores, automação e circuitos de proteção por até 10 horas, em caso de interrupção na fonte de alimentação principal. A aplicação é demandada com temperaturas maiores que 35°C, que contribuem para o risco de insuficiência prematura da bateria imprevisível.

De acordo com Arthur Franklin, gerente de manutenção de Subestações da CEB, a decisão de comprar baterias de níquel pela primeira vez a história veio devido a necessidade de garantir a continuidade do abastecimento do cliente. Segundo ele, a mudança para as baterias da Saft vai dar a confiança para que os sistemas de backup da subestação tenham sempre um desempenho sempre que forem chamados. Cada subestação será equipada com dois bancos de baterias. O contrato de um ano e os primeiros sistemas foram entregues a CEB em junho de 2016.