O diretor da Área de Pesquisa Estratégica em Energia da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU), Olav Bjarte Fosso, esteve no Cepel para participar de uma reunião com o diretor-geral da instituição, Albert Melo. A visita do especialista teve como objetivo dar seguimento à formalização da parceria entre o Cepel e um dos recém-criados centros noruegueses de excelência em energia sustentável, o HydroCen, cujo foco é a hidroeletricidade.

Outro objetivo da reunião foi discutir a potencial colaboração do Cepel em outros EFEs existentes, como os de redes elétricas inteligentes; transportes – baterias e células a combustível; edifícios carbono zero; CCS; bioenergia; energia solar; e eficiência na indústria, onde também há participação da NTNU.

Fosso integrou a delegação liderada pelo ministro de Educação e Pesquisa da Noruega, Torbjørn Isaksen, que veio ao Brasil, entre 21 e 24 de setembro, para participar de workshops no Rio e São Paulo voltados a estreitar a colaboração em pesquisa e educação entre instituições brasileiras e norueguesas.

Como esclarece o especialista, os oito EFEs foram concebidos no primeiro semestre de 2016 e têm duração prevista de oito anos. Com relação ao orçamento, 50% do financiamento vêm do Conselho de Pesquisa da Noruega; 25% da indústria; e os outros 25%, de parceiros acadêmicos. Fosso assinala que "a Noruega tem oito países parceiros prioritários fora da União Europeia – Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, Rússia, África do Sul e os EUA – e que a cooperação bilateral possibilita acesso à produção de conhecimento global."