A Energia Sustentável do Brasil está promovendo um leilão de compra e venda de energia diferenciado no mercado. A companhia, responsável pela hidrelétrica de Jirau (RO-3.750 MW), convidou 14 empresas mais os quatro sócios para fazerem ofertas ao bloco de energia, que foi descontratado pelas distribuidoras. Segundo Victor Paranhos, presidente da ESBR, o formato do leilão, que oferecerá dois produtos até 2018, tem haver com a necessidade de manter o nível de risco de crédito da companhia, para efeito do financiamento de longo prazo, por isso, foram convidados agentes com ratings elevados nas agências de classificação de risco.

Outro ponto diferenciado do certame é que os sócios que quiserem ficar com um lote da energia terão que disputar, em condições de igualdade, com os outros agentes convidados. A ESBR é controlada por Engie, Mitsui, Eletrosul e Chesf. A empresa vai oferta dois produtos, um de curto prazo, para os dois últimos meses do ano – novembro e dezembro -, e outro para atendimento aos anos de 2017 e 2018. Os lotes ofertados serão de 4 MW médios. O primeiro será vendido a PLD mais uma variação de spread. Já no segundo produto haverá preço mínimo diferenciado para cada ano de fornecimento.

Paranhos disse à Agência CanalEnergia que os recursos arrecadados com o leilão serão um importante reforço de caixa para a ESBR, que ainda tem que lidar com o pagamento do GSF, que só este ano está estimado em R$ 150 milhões, mais o parcelamento do passado; e outros R$ 100 milhões previstos para 2017. Além disso, a empresa ainda está fazendo pesados investimentos na reta final de construção. As três últimas máquinas estão sendo sincronizadas em sequência, com a última prevista para até 15 de novembro.

O executivo lembrou ainda que com a descontratação da energia pelas distribuidoras, a empresa consegue equacionar a questão da inadimplência dessas concessionárias, que está afligindo o setor. Ele reconheceu o esforço que está sendo feito por Aneel e Eletrobras para equacionar essa questão.

O leilão deve ser realizado às 10:00 horas do próximo dia 26 de outubro, sob supervisão da empresa de auditoria KPMG, que vai selecionar as ofertas enviadas em envelope fechado até o dia anterior. O executivo não descartou a abertura para participação de outras empresas de mesmo porte das convidadas inicialmente.