A Equatorial Energia, holding que atua no segmento de distribuição e agora de transmissão de energia elétrica, analisa a compra de ativos da espanhola Abengoa, empresa que está em recuperação judicial no Brasil em razão de dificuldades financeiras.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, dos projetos da Abengoa que podem ter uma solução de mercado e, portanto, escapar do processo de caducidade iniciado pela agência, dois empreendimentos em construção pela espanhola estão em “negociações mais avançadas”: ATE XVI e ATE XVII.

“ATE XVI e ATE XVII são os que estão com as negociações mais avançadas, os demais devem caminhar para o processo de caducidade”, disse Rufino.

Em entrevista a jornalistas em São Paulo nesta quinta-feira, 10 de novembro, Rufino explicou que esse ativos são mais atrativos, uma vez que as obras estão em fases mais avançados do ponto de vista de construção. Os empreendimentos somam cerca de 2.100 quilômetros de linhas em 230kV e 500 kV, passando pelos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.