A Light realiza a partir dessa quarta-feira, 1o de fevereiro, o processo de Chamada Externa para receber propostas para o desenvolvimento de projetos de P&D em parceria com empresas e academias, centros de pesquisa e start ups. A iniciativa foi motivada por mudanças no Procedimento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, publicado em janeiro, que levam a investimentos da ordem R$ 100 milhões no P&D da distribuidora, nos próximos quatro anos (2017-2020).  
Segundo José Tenório Barreto Júnior, coordenador de Pesquisa de Inovação da Light, os temas prioritários da chamada são o combate a perdas não-técnicas e a melhoria da qualidade do sistema elétrico, como, por exemplo, indicadores de duração e frequência de interrupções, estabilidade da tensão, entre outros assuntos.
Além dos temas prioritários, estão sendo apresentadas outras demandas de interesse da Light e as instituições também poderão propor ideias alinhadas ao Plano Estratégico de P&D. As propostas cadastradas passarão por processo de seleção, a partir de análise multicritério focada nas necessidades da companhia.
O prazo para o envio das propostas é 12 de março e deverão ser enviadas em formulário próprio, conforme modelo para download na página da Light para a chamada que pode ser acessada ao clicar aqui.