Sanepar disponibiliza livro sobre eficiência energétia no saneamento

Obra reúne os nove artigos selecionados em premiações promovidas pela empresa

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disponibilizou em seu site o livro “Eficiência Energética no Saneamento”, que reúne os nove artigos selecionados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e no Prêmio Inova Sanepar, ambos sobre o tema do uso inteligente e alternativo de energia. A obra foi lançada em comemoração aos 54 anos da Sanepar.

Os trabalhos foram selecionados em 2016 em dois concursos promovidos pela companhia. O Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, de caráter nacional, teve o objetivo de buscar junto aos pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa artigos científicos, com possibilidade de aplicação na empresa. “A intenção foi estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento. O Prêmio Inova Sanepar foi destinado apenas aos empregados concursados da empresa para reconhecer e valorizar as boas práticas já em funcionamento a fim de estimular o uso eficiente da energia em nossos processos e que podem ser implementadas e ampliadas dentro da companhia”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

A obra foi organizada pelos pesquisadores da Sanepar Barbara Zanicotti Leite Ross, Charles Carneiro e Gustavo Rafael Collere Possetti, que também participaram das comissões julgadoras do Prêmio Inova e do PSTS. Além deles, na Comissão Julgadora do PSTS, participaram Daniel Costa dos Santos (UFPR), Leandro Alberto Novak (Sanepar) e Sérgio Michelotto Braga (UFPR). Daniel e Sérgio ainda atuaram como jurados do Inova, ao lado de Frederico Ferreira de Vasconcelos (Agência Alemã GIZ) e Marcelo Dalcul Depexe (Sanepar). Na Comissão Organizadora, ainda atuaram as empregadas da Sanepar Fernanda Armelinda Cardoso, Rita de Cássia de Oliveira Loureiro e Thays Renata Poletto. As funcionárias Erica Rosana Jacomel Weiber, Marilene Maria Lora, Salete Roecker trabalharam na Comissão de Análise Documental.
 
O livro com trabalhos vencedores do PSTS e no Inova está disponível no site da Sanepar, no link: http://site.sanepar.com.br/a-sanepar/inovacao/publicacoes