A Enel Brasil concluiu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a aquisição de 94,8% do capital social da Celg, distribuidora de energia que atende ao estado de Goiás, pelo valor total de R$ 2,18 bilhões (aproximadamente 640 milhões de dólares americanos). A parcela restante de cerca de 5,1% da Celg será oferecida aos atuais funcionários e aposentados da companhia, por meio de um processo que prevê a compra pela Enel Brasil das ações não adquiridas por esses funcionários.

A venda da Celg é parte do processo de privatização de ativos lançado pelo governo brasileiro. A Enel Brasil venceu o leilão público realizado em novembro pela Eletrobras, com o auxílio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a Enel, conclusão de hoje acompanha aprovação do CADE, autoridade brasileira antitruste, e da Aneel, órgão regulador do setor de energia.
Com a aquisição, a Enel aumenta a base brasileira de clientes de 7 milhões para 10 milhões, enquanto também aumenta o número de clientes atendidos pelo grupo globalmente, para aproximadamente 65 milhões.

“A conclusão da aquisição da Celg é um marco importante para nossa estratégia de crescimento na América Latina,” afirmou o CEO da Enel Francesco Starace. “Por meio dessa transação, além de expandir nossa presença no segmento de distribuição brasileiro, estamos tornando a Enel Brasil a segunda maior empresa de distribuição de energia do país. Além disso, depois da Itália e da Ibéria, o Brasil se torna o terceiro maior mercado para o grupo em termos de clientes. Estamos totalmente comprometidos em aproveitar ao máximo o crescimento potencial da Celg, alavancando nossa experiência em tecnologia e nossas melhores práticas globais para fortalecer o serviço da companhia para seus clientes.”

A Enel informou que realizará assembleia de acionistas para designar a composição do novo Conselho de Administração da Celg. Fundada em 1956 e com sede em Goiânia, a Celg (anteriormente controlada pela Eletrobras (51%) e pelo Estado de Goiás (49%)) atua em um território que cobre mais de 337 mil km² por meio de uma concessão válida até 2045. O mercado da Celg inclui 237 municípios com uma população de 6,2 milhões de pessoas. A base de clientes da Celg, de 2,9 milhões, é atendida por meio de uma rede de mais de 200.800 quilômetros.