Siemens fornece sistemas e equipamentos para usina da Guascor no AC

Usina de Cruzeiro do Sul vai contar com sistemas de monitoramento e relés de proteção, que vão dar mais qualidade empreendimento

A Siemens forneceu para a Guascor do Brasil sistemas de monitoramento e relés de proteção para instalação na usina de Cruzeiro do Sul, localizada no Acre, cujo fornecimento de energia é operado pela Eletrobras Distribuição Acre. Após a implantação do projeto de melhoria, prevista para abril de 2017, as populações ribeirinhas vão contar com um sistema elétrico ainda mais confiável e seguro.

Por meio das soluções da empresa, vai ser possível supervisionar todo o sistema de forma centralizada, evitando locomoção de equipes e proporcionando maior agilidade na tomada de decisões, maior segurança e confiabilidade. O sistema de supervisão e controle da usina da Guascor tem a expectativa de melhorar a qualidade e eficiência do fornecimento de energia para mais de 122 mil moradores da região.

De acordo com Sérgio Jacobsen, diretor de digital grid da Siemens no Brasil, está se instalando na usina de Cruzeiro do Sul um sistema robusto, de fácil implementação, operação e manutenção. O sistema permitirá operar, monitorar e controlar os equipamentos críticos de energia da planta de maneira mais segura e eficiente, obtendo ganhos operacionais e redução de custos.

Os municípios do interior do Acre atendidos pelas usinas da Guascor do Brasil não são interligados ao Sistema Nacional. São cidades do Sistema Isolado de Geração de Energia que se caracterizam basicamente pelo número elevado de pequenas unidades geradoras a óleo diesel, e pela dificuldade logística de abastecimento. Os equipamentos e o sistema de Supervisão, Controle e Proteção da Siemens promoverão maior eficiência desse Sistema Isolado de Geração de Energia.