A Schneider Electric lançou uma nova fase do seu Programa de Acesso à Energia. O programa combina capacitação em eletricidade, sistemas fotovoltaicos e empreendedorismo com a oferta de soluções solares de iluminação e eletrificação coletiva. A nova fase foi lançada nos estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Tocantins e conta com uma novidade: uma bancada didática exclusiva toda equipada com as soluções fotovoltaicas que funcionam fora da rede elétrica da Schneider, desenvolvida em parceria com o Senai Alagoas.
 
De acordo com Fabiana Galvão, líder do Programa de Acesso à Energia da Schneider Electric, o objetivo é que os alunos aprendam na prática, com as tecnologias mais avançadas que existem hoje no mercado. Para ela, eles estarão melhor preparados para fazer a manutenção das tecnologias solares eventualmente instaladas em suas comunidades, o que contribui para a sustentabilidade das soluções.
 
A bancada foi construída pelo Senai Alagoas e é a primeira do tipo no país. Segundo Welton Barbosa, da Coordenação de Tecnologia da regional alagoana do Senai, o estado foi escolhido para receber a nova fase do Programa porque já se destaca nacionalmente em outras iniciativas desenvolvidas em parceria com a Schneider.  Os primeiros a utilizarem a bancada didática foram os alunos de comunidades no Maranhão. As próximas unidades do Senai que irão receber a bancada da Schneider são a da Paraíba, de Pernambuco e também de Tocantins.