A geradora Engie deu mais um passo na preparação para sua estreia no setor de transmissão. Na última segunda-feira, 17 de abril, o Conselho de Administração da companhia autorizou a participação da geradora no próximo certame do tipo, marcado para 24 de abril, na B3 (antiga BM&FBovespa), em São Paulo.

Segundo o comunicado enviado ao mercado, a aprovação foi unanime. A empresa poderá participar diretamente ou em consórcio. Os administradores foram autorizados a contratar todas as garantias necessárias para participação no leilão, inclusive a firmar contratos com fornecedores e epecistas. A empresa também foi autorizada a acessar o mercado de derivativos com a finalidade de se proteger das variações da parcela em moeda estrangeira, bem como das exposições ao preço do alumínio.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) licitará 35 novos contratos de concessão para construção e manutenção de 7.400 quilômetros de linhas e 36 subestações, com investimento estimado em R$ 13,1 bilhões. Os empreendimentos estão localizados em 20 estados, com concentração maior nas regiões Sudeste e Sul do país. A Aneel estima que 28,3 mil postos de trabalho serão criados.