Nordex/Acciona fecha acordo com a Atlantic

Empresa fornecerá 65 turbinas eólicas e instalará a primeira fábrica de torres no estado do Piauí

A Nordex/Acciona Windpower fechou contrato com a Atlantic para a entrega de 65 turbinas eólicas AW125/3000, com torres de 120 m de altura, para o projeto Lagoa do Barro, no Piauí. Os sistemas serão entregues e instalados no segundo semestre de 2018. A fabricante com isso alcançará 1,18 GW em equipamentos, sendo 711 MW já entregues e mais 468 MW até 2018. Os valores do contrato não foram revelados.

Para atender o projeto, de 195 MW, a Nordex/Acciona instalará a primeira fábrica de torre de concreto para aerogeradores do Piauí. Esta será também a primeira instalação industrial do estado destinada à fabricação de um grande componente para aerogeradores. De acordo com a fabricante, os desenvolvedores do projeto esperam atingir um fator de capacidade média acima de 58%. Os equipamentos da empresa instalados hoje, no Brasil, têm propiciado um índice de disponibilidade superior a 97%, e estão presentes em 50% dos parques de melhor desempenho do país.

O Complexo Eólico Lagoa do Barro, operado pela Atlantic é composto por oito parques eólicos, distribuídos em uma área de 2.854 hectares, no sudeste do Piauí. Este é o segundo projeto que a Nordex/Acciona executa em conjunto com a geradora. O primeiro, localizado em Santa Vitória do Palmar (RS), de 207 MW, está em fase final de construção e sua entrega está prevista para este ano. No total a fabricante possui equipamentos em nove parques, distribuídos no Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul.