A China voltou a liderar a expansão da capacidade hídrica mundial. De acordo com um estudo da Associação Internacional da Hidroeletricidade (IHA, na sigla em inglês) o país asiático acrescentou 19,4 GW em novas usinas dessa fonte. No total foram reportados 33 GW de aumento na potência instalada em todo o mundo durante 2015. Com isso, há 1.211 GW em usinas hidrelétricas em operação sendo 320 GW somente na China.

O avanço da China Three Gorges no Brasil foi um dos destaques apontados pela entidade. A CTG passou a ser a segunda maior geradora privada no país após o leilão que relicitou 28 usinas em novembro de 2015. A empresa arrematou as duas UHEs da Cesp – Ilha Solteira e Jupiá – que não tiveram o contrato de concessão renovados segundo a lei 12.783/2013.
Segundo o executivo chefe da IHA, Ricardo Taylor, os mais recentes dados apurados pela entidade mostram que a fonte hídrica continua a apresentar um forte crescimento ao redor do mundo. Em sua análise essa tendência tem como uma de suas bases as metas climáticas definidas na COP 21 de Paris, encontro realizado em novembro do ano passado. Para o executivo, a fonte e seus usos múltiplos podem levar ao alcance das metas ambientais.
A entidade também reportou o aumento em 2,5 GW de armazenamento bombeado para a geração de energia, que elevou a modalidade a somar 145 GW instalados.