Celesc e Fundação CERTI inauguram microrrede Usina Distrital

Projeto piloto comporta soluções de geração fotovoltaica e eólica, sistema de armazenamento e de geração a diesel para backup

A Celesc e a Fundação CERTI vão inaugurar na próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, uma Usina Distrital de microrrede ativa conectada à rede de distribuição. O projeto, que surgiu em 2012 no contexto do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica, funciona como um sistema de microgeração, armazenamento de energia e de cargas locais, conectados entre si, à concessionária e aos consumidores por meio de redes inteligentes.

Após a etapa de estudos, análise de demandas e planejamento, a metodologia da Usina Distrital foi aplicada em um caso-piloto, tendo o Sapiens Parque, no norte da Ilha de Florianópolis, como modelo de distrito urbano sustentável. Concluída no fim de 2015, a Usina Distrital piloto comporta soluções de geração fotovoltaica e eólica, sistema de armazenamento de energia através de baterias e sistema de geração a diesel para backup. O sistema tem capacidade de operar de modo conectado com a Celesc, exportando energia renovável para a rede de distribuição, e também pode operar de modo isolado em caso de falha na rede elétrica, mantendo o fornecimento de energia para as cargas locais.