O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está implantando duas usinas fotovoltaicas em Cuiabá, no Mato Grosso, com o objetivo de incentivar o uso da geração de energia solar no Brasil. Juntas, as usinas terão 120 kwp de capacidade. O investimento está calculado em R$ 1,2 milhão e o retorno do capital investido está estimado em 6 anos. Os recursos serão desembolsados pelo próprio Sebrae MT.
 
A primeira usina de 45 kwp será instalada no estacionamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). A energia produzida será suficiente para atender a todo o consumo anual do prédio (76.392 kWh ano), tornando-o carbon free. "É um projeto pioneiro para o sistema Sebrae e para o estado de Mato Grosso, porque a energia [solar] ainda é muito pouco utilizada aqui", disse o engenheiro José Santiago, responsável pelo projeto.
 
A segunda usina de 75 kWp será instalada no teto da sede do Sebrae MT. A expectativa é que o projeto produza 144 mil kWh/ano, o que representa 30% do consumo anual do edifício. A expectativa é que o projetos entrem em operação a partir da segunda quinzena de abril. A energia produzida será compensada conforme a Resolução Normativa nº 482/2012. A catarinense WEG foi a vencedora da licitação e está montando as usinas. Os equipamentos como placas solares e inversores serão importados. apenas alguns cabos e conectores serão nacionais.
 
Segundo Santiago, a ideia é que as usinas funcionem como um laboratório. Cursos e palestras serão ministrados na unidade com o objetivo de capacitar empresários locais para também atuarem no mercado de energia solar, fornecendo serviços e manutenção para sistemas fotovoltaicos. Outras unidades do Sebrae no Brasil estudam copiar a iniciativa de Mato Grosso.