RGE vai dar aquecedores solares para 150 famílias de baixa renda no RS

Investimento de R$ 650 mil vai permitir custo de energia menor para consumidores

A RGE (RS) vai investir R$ 650 mil para baratear a energia elétrica das famílias de baixa renda da cidade de Três Passos a partir de janeiro deste ano. Por meio do Programa de Eficiência Energética da Empresa, 150 famílias enquadradas na Tarifa Social de Energia receberão sistemas de captação de energia solar para o aquecimento de água do banho.

Com os equipamentos, o calor gerado pela energia do sol reduz a necessidade de utilização de energia elétrica para aquecimento da água do banho, por já vir pré-aquecida. Além de reduzir a demanda por energia em horários críticos, a população de baixo poder aquisitivo será beneficiada com a diminuição na conta de luz e terá a oportunidade de utilizar uma fonte limpa e renovável de energia.
 
O projeto liderado pela RGE inclui instalações civis, elétricas e hidráulicas necessárias ao funcionamento dos 150 sistemas de aquecimento de água do banho. As famílias beneficiadas pelo Programa de Eficiência Energética ainda participam de uma pesquisa social e receberão material educativo sobre o uso correto dos novos coletores solares.

A expectativa é de que os resultados alcançados com a execução do projeto sejam a economia de 321,20 MWh de energia por ano e a redução de demanda na ponta de 470 kW. Além de Três Passos, a iniciativa já beneficiou 150 famílias em Júlio de Castilhos e a previsão e de 150 famílias sejam contempladas com o projeto em Três de Maio em 2016.