Ceará Energy recebe licença prévia para implantação de usinas solares no estado

Fotovoltaicas terão capacidade instalada total de 2 MW

A empresa Ceará Energy Group Indústria de Painéis Fotovoltaicos recebeu licença prévia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará para implantação de duas usinas solares. Os documentos foram emitidos na última quarta-feira, 25 de novembro, e atestam a viabilidade ambiental dos empreendimentos. As usinas foram projetadas para os municípios de Acopiara e Guaraciaba do Norte, com capacidade para produzir 1 MW de energia cada.

As licenças concedidas para a empresa ainda não autorizam o início das obras e nenhuma intervenção nos terrenos. Para poder começar a construção, o empreendedor deverá solicitar à Semace as licenças de instalação. Segundo o gestor ambiental da Superintendência e responsável por analisar os processos de licenciamento das usinas, Wilker Sales, ao solicitarem as licenças de instalação os responsáveis deverão apresentar o Plano Básico Ambiental de cada uma contendo informações sobre a preservação de áreas protegidas e as ações de controle e mitigação dos impactos ambientais. Além disso, é necessário pedir à Semace, também, a autorização para supressão vegetal.

Os dois projetos são parecidos, com a ocuparão de terrenos de aproximadamente 2,5 hectares, onde deverão ser instalados 4 mil painéis solares por empreendimento. A estimativa é que a energia produzida em cada usina possa atender a demanda por volta de 500 residências. Toda a energia gerada será destinada ao sistema nacional. Em Acopiara, ficará localizada em uma área urbana, no distrito industrial da Vila Aroeiras. No município de Guaraciaba do Norte, no distrito do Sítio Garrancho.